Ex-economista chefe do FMI e professor de Harvard defende uso de DINHEIRO VIRTUAL CONTRA O CRIME

Rubens Teixeira, Henrique Forno e Márcio Araujo* 

Um dos maiores economistas do mundo, Kenneth Rogoff, professor de Harvard, ex-chefe do FMI e, certamente, um forte candidato ao Nobel de Economia, defende a extinção do papel moeda para combater a corrupção e vários outros crimes.

Hoje no Brasil já ocorre uma explosão de caixa eletrônico a cada dois dias.

Os autores do livro “DESATANDO O NÓ DO BRASIL: propostas para destravar a economia e travar a corrupção”, Rubens Teixeira, Henrique Forno e Márcio Araujo, todos funcionários de carreira do Banco Central do Brasil vem defendendo há pelo menos dois anos a adoção em nosso país de moeda virtual para substituir as cédulas de reais.

A adoção desta solução para a nossa base monetária evitaria diversos crimes, como: assalto a banco, assalto a carro-forte, saidinha de banco, explosão de caixa eletrônico, lavagem de dinheiro, caixa-2 em campanha eleitoral, etc. Importante: não se pode colocar dinheiro virtual em mala, meia, roupas íntimas etc.

Será que com o reforço de peso a essa causa, alguém no Brasil finalmente toma alguma providência?

“Rubens Teixeira convoca brasileiros a aderirem a proposta e a pressionarem ao Congresso Nacional e ao governo para que adotem as medidas cabíveis para a implantação do dinheiro virtual no Brasil.” ASSISTA E DIVULGUE O VÍDEO: clique aqui

“Proposta para o sistema de pagamentos brasileiro” – Artigo, dos mesmos autores, sobre o tema publicado no Jornal Folha de São Paulo em 30/06/2015: clique aqui

“Papel Moeda tem que acabar, defende economista (Kenneth Rogoff)”: clique aqui

Livro “The curse of cash” de Kennet Rogoff: clique aqui

* Rubens Teixeira é doutor em Economia pela UFF, mestre em Engenharia Nuclear pelo IME, com graduações em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME e em Direito pela UFRJ. Ganhou os prêmios Tesouro Nacional com sua tese de doutorado em Economia e Paulo Roberto de Castro com sua monografia de Direito. É Analista do Banco imageCentral do Brasil, ex-diretor Financeiro e Administrativo da Transpetro, além de escritor, professor universitário, palestrante e radialista.

* Henrique Forno é doutor em Economia pela EPGE/FGV com graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME. Sua atuação lhe rendeu premiações como o BBM 2003 e Comissões Regionais de Obra do Exército. É Analista do Banco Central do Brasil, professor universitário e ex-assessor parlamentar no Senado Federal.

* Márcio Araujo é doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e Engenheiro Civil pela UFRJ. É Analista do Banco Central do Brasil, onde participa de estudos voltados para o desenvolvimento do mercado doméstico de títulos públicos. Possui, também, atuação sindical na qualidade de Diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *