ENTRE A EXCELÊNCIA E A MEDIOCRIDADE

Rubens Teixeira*

Mudar uma cultura ou um comportamento errado é desconfortável. Quem não quer sair da zona de conforto não mudará nada relevante em sua vida, em sua família, em sua comunidade, em sua cidade ou em seu país.

Se você é agente de mudança, prepare-se para se incomodar. Saia da zona de conforto e confronte e mediocridade. Não há atalhos para isso. Se você faz parte de um ambiente onde a mediocridade é blindada, seja perseverante: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Medíocres não conseguem convencer a maioria do que defendem. Usam a força, se impõem na brutalidade. Se força fosse mais importante que inteligência, o cavalo dominava o homem. Somos inteligentes. Vamos mudar nosso país. Confronte com inteligência a mediocridade, independentemente de onde ela esteja instalada.

A ciência é inteligente, cuidado com quem a usa para o mal. O conhecimento é valioso, cuidado com quem o desvaloriza. A simplicidade adorna a vida, cuidado com quem ostenta.

A verdade é pura, cuidado com quem mente, ou pior ainda, com quem usa meias verdades. A vida é bela, inclusive a dos outros, cuidado com quem não respeita o próximo.

A excelência brilha, cuidado com quem opta pelo opaco da mediocridade, tendo a excelência disponível: são pessoas de valores duvidosos. Deus é sabedoria, pureza e justiça, cuidado com os que falam nEle e vivem na tolice, mergulham na sujeira e na injustiça.

* Rubens Teixeira é analista do Banco Central do Brasil, ex-diretor financeiro e administrativo da Transpetro, professor, escritor e palestrante. Doutor em Economia (UFF), mestre em Engenharia Nuclear (IME), como-vencer-quando-nao-e-favorito_imprensa.jpg.200x300_q85_upscalepós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil (UNESA), engenheiro de fortificação e construção (IME), formado em Direito (UFRJ, aprovado na OAB-RJ), bacharel em Ciências Militares (AMAN). Foi um dos ganhadores do Prêmio Tesouro Nacional com trabalho baseado em sua tese de doutorado intitulado: “A Importância da Credibilidade para o Equilíbrio Fiscal: uma avaliação para o caso brasileiro”. É coautor do best seller “As 25 Leis Bíblicas do Sucesso”, do “Como vencer quando você não é o favorito” e do “DESATANDO O NÓ DO BRASIL: propostas para destravar a economia e travar a corrupção.”
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *